Coordenador : Andréa Lúcia da Silva de Paiva
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 388541.2206.188194.08022023
Departamento/Setor: COC
Área Temática : Educação
Tipo: Programa
Publico Alvo : O público-alvo do Programa são pessoas a partir dos 60 anos de idade, sem distinção de classes, raças, credos, gêneros e níveis de instrução. Na seleção, além do quesito de maior idade, em consonância ao estipulado no Estatuto da Pessoa Idosa, são consideradas as necessidades individuais (como, idoso que mora sozinho, idoso cuidador de idoso), mas também a diversidade entre os participantes valorizando suas especificidades, entendendo a importância de um espaço que acolha a pluralidade, enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem entre os integrantes.
Local de atuação: As ações do Programa são realizadas no Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional – ESR, localizado na Rua José do Patrocínio, 71, Campos dos Goytacazes. A UNITI possui sala de coordenação própria e laboratório de informática, além de contar com a estrutura local do Instituto, como salas de aula, auditório e demais locais de acordo com a necessidade e disponibilidade. Além disso, a UNITI conta, atualmente, com a parceria do Asilo Monsenhor Severino, localizado na Avenida Visconde de Rio Branco, n. 437, Parque Rosário – Campos dos Goytacazes/RJ, para a atividade de dança livre. Futuramente, com a inauguração do novo prédio da UFF-Campos na Rua XV de Novembro, o Programa vislumbra a possibilidade de ocupação de novos espaços.
Objetivo
A UNITI tem como objetivo geral a formação e ressignificação do envelhecimento à comunidade local e acadêmica. A partir de cursos, oficinas, eventos e reuniões, o programa visa alcançar os objetivos da extensão centrados na comunicação entre a universidade e a sociedade frente à produção de conhecimento e à interlocução com as atividades de ensino e pesquisa.
Resumo
A Universidade para a Terceira Idade (UNITI) é um Programa do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da UFF, de caráter interdisciplinar e de indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Pressupõe a troca de saberes entre gerações, entre as diferentes áreas do conhecimento e o protagonismo dos participantes do Programa - alunos da UNITI - e dos demais cursos da UFF/Campos, com possibilidade de incorporação de estagiários e pesquisadores, voluntários e/ou bolsistas. O objetivo do programa consiste na implementação da proposta de formação UNITI conforme o Projeto Político Pedagógico (PPP) e o regulamento do programa elaborados no ano de 2022. A proposta de formação está organizada em duas modalidades: curso com a turma do ano e o grupão, com os egressos do curso. A estrutura se organiza para o curso a partir de 4 eixos pedagógicos, para a Turma do Ano; e para o Grupão através de oficinas. Em ambas modalidades são ofertados também eventos, reuniões e atividades vinculadas ao PPP.